Para entender

a escola

O Método Restaurativo é um novo modo de viver a vida, com acolhimento, pausas, descanso, boas leituras, uma rotina experimentada com atenção plena, comunicação não violenta, empatia, sobra de tempo, viver mais em natureza, refletir sobre e equilibrar desejos e planos, escutar seu organismo e respeitar seus limites. Com tudo mais o que lhe fizer bem sem precisar ferir nada nem ninguém: incluindo você. 

Formação Yoga Restaurativa

Formação Yoga Restaurativa

Formação de instrutores, oferecido no Brasil e em Portugal, e que possui um livro publicado em 2016 pela editora Matrix  ("Relaxe! Guia prático de relaxamento profundo", 2016, MATRIX, SP). 

 

Protocolo S.E.R - programa para aumento de qualidade de vida

Teoria sistematizada para aplicação em grupos para gestão de estresse. Capacitação é oferecida desde 2018.

 

Palestras e Workshops Super Descanso

Mindfulness, Resiliência e Gerenciamento de Estresse, vivências oferecidas em universidades. Possui um livro publicado em 2016 pela editora Matrix  ("Super Descanso", 2016, MATRIX, SP).

 

Cursos de curta duração

Curso de Meditação Deitada

Curso Tudo sobre Savasana

Programa Desafio Restaurativo

Módulos Avançados da formação

 

Conheça

o​ método

O método foi idealizado em 2008 pela jornalista e psicóloga Miila Derzett. Intenta a prática de âncoras de relaxamento para uma reestruturação cognitiva a partir de estudos sobre a ciência e a filosofia da pausa, do descanso e dispositivos que geram segurança ao organismo. Em sua porção prática utiliza posturas ensinadas por Judith Lasater, adaptando a elas os fatores que acionam a resposta do relaxamento, materiais que oferecem suporte emocional com repercussões mentais profundas, ritual de aplicação, teoria das curvaturas e das quatro colunas restauradoras, com intenção de reestruturar laços a partir do afeto e diálogo após prática.

Criou as quatro colunas do método:

Miila Derzett é a primeira professora da América Latina a estudar com Judith Hanson Lasater, PhD e trouxe, de forma pioneira ao Brasil, o uso dos acessórios como ensinado pela professora americana. Ainda assim, o que ensina-se em sua formação é uma compilação, como descrita nas informações que definem o método, em que quase 70% de seu conteúdo foi acrescentado pelos dois pesquisadores brasileiros.

Yoga em casa

A jornada com os ensinamentos da Yoga Restaurativa Americana

para a formação no método de Yoga Restaurativa

Mergulhamos nesse louco processo e totalmente paradoxal - por suas infinitas repercussões - de ser pioneiro em algo num país em que se aprende a tratar o sintoma e os problemas humanos, sem muito a prevenir, sem nada a confiar na eficácia do autocuidado e autocura. Passei a dedicar a partir dali, minha vida aos estudos do Yoga, relaxamento e medicina mente corpo. 

 

Em 2010 viajei até Toronto, no Canadá, para assistir Judith Hanson Lasater no mesmo curso onde tive a oportundiade de aprender mais e ali realizamos belíssimas trocas sobre o yoga por ela ensinado e as bricolagens que eu estava realizando com a pesquisa intuitiva aqui no Brasil. Eu já sabia que o meu olhar seria dinâmico e integrativo, abrangendo campos das ciências humanas e sociais como antropologia, sociologia, psicologia, religião e das ciências biológicas.

 

Judith sempre abraça a minha paixão por expandir, toca no meu joelho e diz “good!” ou “adorable”. Assim, segui no ano seguinte a Londres, realizando mais uma assistência e, na sequência da estada, a formação em "Advanced Therapeutics" do mesmo curso Relax n Renew. Nesse período eu já estava matriculada no curso psicologia, então conversávamos sobre a teoria de John Bowlby e Pierre Marty - minhas paixões sobre os estudos em desenvolvimento humano. Penso que minha mestre nunca entendeu minha obsessão por buscar além do estado de relaxamento. Simples: eu precisava encontrar respostas para explicar o estado alternativo de consciência e suas repercussões: onde estaria a libertação - Moksha ou Kaivalya - e onde estaria a dor - Dukha. Mas, principalmente, o que fazer quando avisto a “poeira guardada por tanto tempo debaixo do tapete” e não evitar aquilo que pode finalmente livrar-me do sofrimento.

 

Em 2014 encontrei Sra Lasater em San Francisco para mais uma assistência anual no curso básico levando a notícia da finalização do meu primeiro livro “Relaxe! - guia de relaxamento biopsíquico e reintegração espiritual” (editora Matrix). Em 2015 nos encontramos para entrega do livro traduzido também em inglês  e para um novo campo que tem me despertado profundo interesse: a Comunicação não violenta (What we say matters é o livro da Sra Lasater). Na mesma oportunidade realizei uma assistência no Curso Avançado.

Meditação

A Medicina Mente Corpo do Benson Henry Institute

Concomitantemente nesse ano que passou, aprofundei meu olhar na Medicina Corpo Mente no Mind Body Institute em Harvard, estudando com o Dr Benson e Dr Fricchione mergulhando no universo das repercussões psicofisiológicas da resposta do relaxamento. Também participei alguns cursos sobre Medicina Comportamental e Gerenciamento de Estresse em Harvard, aliás, uma das poucas universidades do mundo (junto a Stanford) que estuda Afeto e Compaixão.

 

Realizamos o I Simpósio de Técnicas Restaurativas que aconteceu em São Paulo e registrou o grande primeiro passo para exposição dos campos que permeia esse saber  e o que grandes professores e pensadores têm estudado sobre o assunto.

Em 2016 iniciamos o ano levando o workshop "Mindfulness, Resiliência e Gerenciamento de estresse" aos alunos da Faculdade de Medicina da Usp, parceria que ocorre semestralmente. Novamente em 2016 visitamos San Francisco, em dois encontros com a temática : "Rest and Silence", encontro promovido Por Judith Lasater somente para seus convidados. No primeiro semestre estivemos em Boston para um curso sobre Mindfulness e Psicoterapia, com professores como Jon Kabat-Zin, Daniel Goleman e Ronald Siegel.

Com o lançamento do primeiro livro "Relaxe!", realizamos entrevista com a rádio Gazeta de Sp e em julho participamos do programa Encontro, com Fátima Bernardes na Rede Globo, no RJ. No final do ano foi a vez do "Super Descanso" ser lançado, também pela editora Matrix, e em 2020 o livro Abrace! veio fazer parte da família.