10432149_882925391794964_170715067735728

Para entender

a escola

escola Método Restaurativo

O Método Restaurativo é um novo modo de viver a vida, com acolhimento, pausas, descanso, boas leituras, uma rotina experimentada com atenção plena, comunicação não violenta, empatia, sobra de tempo, viver mais em natureza, refletir sobre e equilibrar desejos e planos, escutar seu organismo e respeitar seus limites. Com tudo mais o que lhe fizer bem sem precisar ferir nada nem ninguém: incluindo você.  Possui hoje quatro campos de trabalho:

 

1) Formação em Yoga Restaurativa®, curso que forma instrutores, oferecido no Brasil e em Portugal, e que possui um livro publicado em 2016 pela editora Matrix  ("Relaxe! Guia prático de relaxamento profundo", 2016, MATRIX, SP);

2) Palestras e Workshops Super Descanso - Mindfulness, Resiliência e Gerenciamento de Estresse, vivências oferecidas em universidades. Possui um livro publicado em 2016 pela editora Matrix  ("Super Descanso", 2016, MATRIX, SP)

3) Protocolo S.E.R. - Sistema de Redução de Estresse pelo MR - Teoria sistematizada para aplicação em grupos específicos. Capacitação que será oferecida a partir de 2018. 

4) Cursos na saúde - Afeto - Para profissionais da área da saúde que trabalham em clínicas ou hospitais.

Foi idealizado em 2008 pela jornalista e psicóloga Miila Derzett. Intenta a prática de âncoras de relaxamento para uma reestruturação cognitiva a partir de estudos sobre a ciência e a filosofia da pausa, do desconso e dispositivos que geram segurança ao organismo. Em sua porção prática utiliza posturas da yoga Relax n Renew ensinadas por Judith Hanson Lasater PhD, adaptando a elas os fatores que acionam a resposta do relaxamento, materiais que oferecem suporte emocional com repercussões mentais profundas, ritual de aplicação e toque com intenção de reestruturar laços a partir do afeto e diálogo após prática com presença e acolhimento. Criou as quatro colunas do método: Tempo, toque, afetividade e diálogos. Com seus estágios de relaxamento - físico (muscular esquelético), diminuição das ações do tálamo e menor informação sensorial e finalmente um estado alternativo de consciência, ou estado místico - estar em contato com um mundo que não esse externo, material, vem se estruturando cada dia com maior profundidade e inclusão de outros campos interdisciplinares (do livro "Super Descanso", de Miila Derzett).

Miila Derzett é a primeira professora da América Latina a estudar com Judith Hanson Lasater, Ph D e trouxe, de forma pioneira ao Brasil, o uso dos acessórios como ensinado pela professora americana. Ainda assim, o que ensina-se em sua formação é uma compilação, como descrita nas informações que definem o método, em que quase 70% de seu conteúdo foi acrescentado pelos dois pesquisadores brasileiros.

 

As ideias, conteúdos, conceitos e fotos desse site sobre o Método Restaurativo, Yoga Restaurativa®, SER e Super Descanso estão protegidos  e registrados na Biblioteca Nacional. Portanto não podem ser reproduzidos sem autorização prévia pelo autor e editora Matrix sob pena da LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Os cursos Yoga Restaurativa® e Super Descanso estão protegidos  e registrados na Biblioteca Nacional. É proibida a reprodução de suas ideias ou conteúdos como divulgação e utilização em cursos ou worshops sob pena de lei. 

 

 

 

 

 

A jornada com os ensinamentos da Yoga restaurativa Americana para a formação no método de Yoga restaurativa

Mergulhamos nesse louco processo e totalmente paradoxal - por suas infinitas repercussões - de ser pioneiro em algo num país em que se aprende a tratar o sintoma e os problemas humanos, sem muito a prevenir, sem nada a confiar na eficácia do autocuidado e autocura. Passei a dedicar apartir dali, minha vida aos estudos do Yoga, relaxamento e medicina mente corpo. 

 

Em 2010 viajei até Toronto, no Canadá, para assistir Judith Hanson Lasater no mesmo curso onde tive a oportundiade de aprender mais e ali realizamos belíssimas trocas sobre o yoga por ela ensinado e as bricolagens que eu estava realizando com a pesquisa intuitiva aqui no Brasil. Eu já sabia que o meu olhar seria dinâmico e integrativo, abrangendo campos das ciências humanas e sociais como antropologia, sociologia, psicologia, religião e das ciências biológicas.

 

Judith sempre abraça a minha paixão por expandir, toca no meu joelho e diz “good!” ou “adorable”. Assim, segui no ano seguinte a Londres, realizando mais uma assistência e, na sequência da estada, a formação em "Advanced Therapeutics" do mesmo curso Relax n Renew. Nesse período eu já estava matriculada no curso psicologia, então conversávamos sobre a teoria de John Bowlby e Pierre Marty - minhas paixões sobre os estudos em desenvolvimento humano. Penso que minha mestre nunca entendeu minha obsessão por buscar além do estado de relaxamento. Simples: eu precisava encontrar respostas para explicar o estado alternativo de consciência e suas repercussões: onde estaria a libertação - Moksha ou Kaivalya - e onde estaria a dor - Dukha. Mas, principalmente, o que fazer quando avisto a “poeira guardada por tanto tempo debaixo do tapete” e não evitar aquilo que pode finalmente livrar-me do sofrimento.

 

Em 2014 encontrei Sra Lasater em San Francisco para mais uma assistência anual no curso básico levando a notícia da finalização do meu primeiro livro “Relaxe! - guia de relaxamento biopsíquico e reintegração espiritual” (editora Matrix). Em 2015 nos encontramos para entrega do livro traduzido também em inglês  e para um novo campo que tem me despertado profundo interesse: a Comunicação não violenta (What we say matters é o livro da Sra Lasater). Na mesma oportunidade realizei uma assistência no Curso Avançado.

 

A Medicina Mente Corpo do Benson Henry Institute

Concomitantemente nesse ano que passou, aprofundei meu olhar na Medicina Corpo Mente no Mind Body Institute em Harvard, estudando com o Dr Benson e Dr Fricchione mergulhando no universo das repercussões psicofisiológicas da resposta do relaxamento. Também participei alguns cursos sobre Medicina Comportamental e Gerenciamento de Estresse em Harvard, aliás, uma das poucas universidades do mundo (junto a Stanford) que estuda Afeto e Compaixão.

 

Realizamos o I Simpósio de Técnicas Restaurativas que aconteceu em São Paulo e registrou o grande primeiro passo para exposição dos campos que permeia esse saber  e o que grandes professores e pensadores têm estudado sobre o assunto.

Em 2016 iniciamos o ano levando o workshop "Mindfulness, Resiliência e Gerenciamento de estresse" aos alunos da Faculdade de Medicina da Usp, parceria que ocorre semestralmente. Novamente em 2016 visitamos San Francisco, em dois encontros com a temática : "Rest and Silence", encontro promovido Por Judith Lasater somente para seus convidados. No primeiro semestre estivemos em Boston para um curso sobre Mindfulness e Psicoterapia, com professores como Jon Kabat-Zin, Daniel Goleman e Ronald Siegel.

Com o lançamento do primeiro livro "Relaxe!", realizamos entrevista com a rádio Gazeta de Sp e em julho participamos do programa Encontro, com Fátima Bernardes na Rede Globo, no RJ. No final do ano foi a vez do "Super Descanso" ser lançado, também pela editora Matrix, e em 2020 o livro Abrace! veio fazer parte da família.